logo.gif









Criacionismo
crencas-religiosas
Essa teoria gera uma constante discussão entre fé e ciência sobre como surgiu o universo e os seres vivos. Para os teólogos, os seres foram criados por Deus, ser supremo que fez seres perfeitos assim como ele. O criacionismo acredita que as espécies foram colocadas em um ambiente e neles elas se adaptaram e permaneceram imutáveis. Baseada nos escritos bíblicos onde Deus foi responsável por criar todas as espécies de uma vez, e por isso não há modificações evolutivas.

O criacionismo altera-se conforme a religião ou livro sagrado adotado por ela. Para a Mitologia Grega, o homem surgiu por meio de um trabalho de Epimeteu que criou um ser com imperfeições com base em um modelo feito com barro. Os criacionistas afirmam que a teoria evolucionista não possui argumentos plausíveis porque os fatos apresentados não podem ser comprovados com toda a certeza. A ciência rebate afirmando que nem tudo é absolutamente certo. Essa teoria sobre a origem da vida é uma junção de diversas opiniões e vertentes.
 
Fixismo

Teoria que afirmava que os seres vivos foram criados na forma atual porque elas não se alteram no decorrer dos anos. O nome deriva da ideia de que os indivíduos permanecem fixos e imutáveis. Afirma-se que os seres existentes atualmente existem desde o início da Terra. Foi proposta pelo naturalista, Georges Cuvier, o fixismo seguiu sendo aceito até o século XVIII com a afirmação de que os seres vivos haviam sido criados por um poder divino. Posteriormente, surgiram as teorias evolucionistas que contrariavam seus pensamentos.

Princípios

-Espécies permanentes;
-Espécies perfeitas;
-Espécies Imutáveis;
-Independente das outras.
 
Grécia Antiga

Os gregos acreditavam que a princípio havia o Caos Primordial e dele nasceu Gaia, a terra, e Eros, o amor. Posteriormente, surgiram o Érebo, as trevas e o Éter, além disso, surgiram o céu, o mar e as montanhas. Nasceram os Titãs e um de seus filhos, Prometeu, criou os humanos com argila e água. Depois a deusa Atena colocou nesses indivíduos a vida e alma.

Hinduísmo


Para essa religião, o tempo não possui uma linearidade e sim uma forma circular onde ocorrem renovações  eternamente na criação e evolução.

Islamismo

A teoria islâmica acredita que a humanidade foi criada por Deus na forma que é explicado em seu livro sagrado, o Alcorão. Alguns muçulmanos acreditam que na origem da Terra, a ciência não está totalmente incorreta.

Cristianismo e  Judaísmo
criacionismo.jpg

Para os cristãos e judeus, a criação da vida tem origem de forma div
ina, onde Deus, ser absoluto foi responsável por tudo. Segundo é descrito na Bíblia, livro sagrado dos cristãos, o Universo foi criado em seis dias. Para eles, o homem foi criado após a gênese do céu e da terra. Após modelar o homem no barro, ele recebeu o sopro divino.
 
No livro Gênesis, primeiro livro do Antigo Testamento, há a narração sobre a origem do mundo e do homem. Deus fez a luz e dividiu o dia e a noite no primeiro dia, no segundo criou o céu e no terceiro fez a terra, o mar, plantas e árvores. O sol, a lua e as estrelas surgiram no quarto dia e no quinto dia surgiram as aves e os peixes. Ao sexto dia foram criados os animais, o homem e a mulher (Adão e Eva). A teoria religiosa levanta discussões sobre a imortalidade e a crença em uma entidade maior.



Origem da Vida
Biogênese e Abiogênese
Evolucionismo
Criacionismo
Teorias Modernas
Fale Conosco
Mapa do Site